Depois de alguns anos utilizando o Blogger, eu percebi que algumas pequenas coisinhas poderiam fazer sim, uma diferença nesse mundinho virtual. Essas pequenas coisinhas são de fato recursos bem simples, e que tem em praticamente em toda a plataforma de Blogs e Sites.

Existem muitos posts falando sobre esses assuntos, mas ultimamente tenho visitado Blogs tão legais, com um conteúdo ótimo, porém com um layout de pouca praticidade, além de ter pontos de poluição visual. Essa é uma ótima maneira de perder leitores.

Pensando nisso acima, e em um layout novo por aqui, resolvi comentar um pouquinho sobre as Pequenas dicas para um Blog, não que eu seja uma expert no assunto, só comentarei o que, ao meu  ver, é essencial, e espero ajudar de alguma forma. Vamos às dicas então!


Atenção com a Aparência / Layout

Mesmo com o mínimo conhecimento em HTML diferencie o Layout Padrão mudando, pelo menos, o plano de fundo e as cores padrões, essas personalizações são fáceis de serem encontradas e extremamente simples para manusear. Só para avisar: nada de fundo preto com gifs absurdos e letras fluorescentes. Outra dica é que existem muitos Layouts Free legais por aí, é só baixar e instalar o modelo.


Cuidado com a Ortografia

Já vi muita gente falar que a Ortografia é uma baboseira, o que é extremamente triste. Mesmo você sabendo elaborar um conteúdo maravilhoso, o erro de Ortografia fará com que o texto perca uma boa credibilidade. Então lhes peço: evite utilizar muitas gírias, e atente-se aos erros ortográficos. As gírias farão com que um estrangeiro não compreenda o contexto, e os erros poderão influenciar os outros a escreverem errado. Sempre que estiver em dúvida com uma palavra, existem dicionários e Google. Errar é humano, mas não custa nada nos esforçar para evitar maioria deles.


Bom senso com os Números de Postagens na Página Inicial

É extremamente irritante você entrar em um Blog e tiver apenas uma postagem por página, com isso você terá que ficar clicando toda hora em “Próximo” para visualizar a postagem seguinte, que às vezes nem é do seu interesse. Outra coisa irritante, é uma página inicial de rolagem infinita, a cada vez que você vai mais pra baixo, até mesmo sem querer, novas postagens surgem, atrapalhando no carregamento do Blog, e aqueles que possuem uma internet lenta, irão desistir. Ao meu ver, o ideal seria de 4 à 6 postagens por página.


A importância da Expansão de Postagem / Quebra de Página

Essa ferramenta é a que deixa o post dividido com a opção de “Ler mais”, evitando o leitor de ficar cansado movendo a página inicial para chegar no que quer vendo postagens desnecessárias. Quase todos os serviços virtuais disponibilizam essa ferramenta, então, se a postagem ficar muito grande, lembre-se dela e utilize-a, deixando para que o leitor decida se quer ler ou não o post.


Use sem abuso as Categorias / Tags / Menu / Marcadores

Outra ferramenta extremamente útil, além de ajudar muito na organização dos posts, auxilia o leitor na busca de um assunto ao qual esteja interessado. O importante é saber utilizar essa ferramenta corretamente, nada de colocar mil categorias numa mesma postagem, caso contrário, ele verá a mesma postagem em várias categorias e se cansará de ver a mesma coisa.


Pop-Ups e suas formas de atenção exagerada

Às vezes são úteis para propagandas e divulgações, mas seu uso em excesso, com a cada dois minutos, janelinhas sendo abertas automaticamente no meio da sua tela são um tormento virtual, principalmente pelo celular, onde a dificuldade em fechá-los é maior. Se quiser ter um Pop-Up, é recomendável que os mesmos não abram automaticamente em qualquer parte da tela e, muito menos que não tenham som automático.


Tutorial de como perder leitores: Coloque Player de Áudio Automático

Sempre tem aquele Blog que possui uma música de fundo, ou aquele com propaganda em vídeo automático para "divulgar" seja lá o que. Se quiser colocar algo parecido com som, não coloque em automático pelo amor de qualquer divindade. Há vários motivos para uma pessoa não querer som no momento, deixar players de sons no automático, é um ótimo e maravilhoso passo para perder leitores.


O que você procura? A Caixinha de Pesquisa

Nem todo leitor que navega por aí sabe utilizar 100% os recursos de nossa Super Era Tecnológica. E muitos desses tais leitores, às vezes querem achar algo específico em seu Blog e não sabe como achar de outra maneira sem ser aquela caixinha que diz "O que você procura?", por isso é bom sempre coloca-lá. Ela é extremamente útil e bem prática para buscas dentro de uma página interna.


A divulgação mais prática de todos os tempos vai para: Os Botões de Compartilhamento

Esses recursos super amáveis, além de permitir que o leitor compartilhe sua matéria em alguma Rede Social porque simplesmente gostou do conteúdo, ele está automaticamente divulgando ela também, e isso pode trazer vários novos leitores. Um Blog não sobrevive sem os leitores.


Nome do Autor, o mistério que pode ser desvendado

O Nome do Autor é uma das características que diferenciam seu Blog de muitos outros, sendo assim extremamente importante, o que te dá crédito por aquela postagem. Se não quiser identificar o seu verdadeiro nome, não tem problema! É só criar um pseudônimo que te represente, nunca deixe de colocar um autor nas postagens, nunca.


Formulário de Contato, o tal meio de contato

Assim como todas, essa é uma ferramenta também bastante útil. Muitas das vezes o leitor quer entrar em contato com o autor do Blog e nem sempre a área de comentários é um lugar apropriado para tal.


Olá, sou a Página Sobre / About

É natural que as pessoas sejam curiosas e queiram saber mais sobre você, então é interessante ter uma página para descrever sobre os colaboradores do Blog e suas características, como foi a criação do mesmo e etc.


Sorry, I do not understand this language. Cadê o Tradutor?

Nem sempre os visitantes do seu Blog serão pessoas que entendem o idioma que você padronizadamente utiliza. Apesar de o Google reconhecer a diferença dos idiomas de acordo com o usuário e sugerir uma tradução automática, é sempre bom colocar um Tradutor no Blog por precaução e atenciosidade.


Utiliza o Blogger? E por que não estou vendo o Gadget de Seguidores?

Se você é um lindíssimo usuário do Blogger e possui uma conta no mesmo, não deixe de utilizar o incrível recurso de Seguidores que, apesar de terem sido feitos por terceiros para a própria empresa, é extremamente útil. Com ele, os leitores podem seguir seu Blog com a conta do Google e ficar antenado nas novidades.


*Bônus* Sinônimo de preguiça ou falta de capacidade, ouvi a palavra Plágio?

Esse tem sido um assunto bem polêmico desde os primórdios do avanço da internet na sociedade, e com a nossa tão amada função “copiar e colar”, o Plágio vem crescendo cada vez mais. Então galerinha, cuidado com os direitos autorais, pois de acordo com a Lei 9.610, Plágio é crime!

Categorias:

Deixe um comentário